quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Os utensílios típicos da cozinha egípcia.


Toda cozinha egípcia, seja de qualquer classe social, terá certos utensílios que são muito a cara do Egito, isto é, todo mundo tem!
Quando comecei a escrever este artigo, tentei lembrar de utensílios
que usamos para cozinhar ai no Brasil, por exemplo, que casa não tem um espremedor de batatas? Mas confesso que não consegui lembrar de mais nenhum utensílio que toda cozinha brasileira tem. Aliás, quem lembrar de algo bem típico brasileiro que todo mundo tem na cozinha, escreva ai nos comentários, porque agora fiquei "sismada" de não lembrar.
Quando se trata de uma cozinha egípcia, todos tem vários utensílios exatamente iguais e isso vai de um tipo de travessa, vasilhas, "cavocadores"...
Então vem ver o que toda cozinha aqui no Egito tem.

  • Travessas de barro (Tagin Baladi)

São travessas feitas de barro, completamente artesanais. Encontradas em vários tamanhos, decorações, com tampa ou sem, mas sempre no mesmo modelo redondo e de cor marrom. Elas são usadas para servir e principalmente para irem direto do forno à mesa. São vendidas na rua com uma variedade de encher os olhos...e esvaziar os bolsos. rsrsrsrsrsrs



  • Furador de Legumes (Ma'wara)

Esse é um item mais que indispensável, uma vez que sem ele, fica muito difícil, e pra ser bem sincera - impossível, retirar todo o miolo dos vegetais para fazermos o ma7shi (legumes recheados). Existem aqui até os automáticos, movidos a pilha. Mas os mais usados mesmo são esses comuns.


  • Tigelinhas de alumínio  (Taba' Stainless).

Ahhhh que essas tigelinhas são presença garantida em 100% dos lares egípcios. Usamos praticamente para tudo, desde armazenar os alimentos durante a preparação dos pratos, para servir e até guardar alimentos na geladeira. Só não rola comer neles.
Geralmente são vendidos a partir de 3 juntos, mas encontramos em vários modelos, tamanhos e conjuntos de até 10 tigelinhas e são super baratinhas. Esse meu conjuntinho são de 4 peças.


  • Copos para chá (Kobbaya)

Sabe aqueles copos maravilhosos para chá, com arabescos em dourado, muitas vezes também com o vidro colorido, super chiques e deslumbrantes que vemos nas fotos aqui do oriente? Esqueçam!
Sim, claro que temos e usamos, mas que atire a primeira pedra quem não tem em casa (e mora no Egito) desses copos de vidro grosso, nada atrativos ou bonitos! kkkkkkkkk
Gente, esses copinhos do tamanho de copos americanos, um pouquinho maior, todo mundo tem, e eles ainda vem de brinde com embalagens de chá, nescafé e outras bebidas quentes. Parece praga, mas eles se multiplicam dentro de casa e embora tenhamos aqueles copos lindos de chá, não adianta, quando você percebe já está tomando alguma coisa nesse copinho. Eu mesma enquanto escrevo, estou tomando pepsi com limão em quem??? Pois é, nesse copinho!


  • Redutor de boca de fogão e bule para café árabe.

E o que dizer desse redutor de boca de fogão, só quem já fez a maior sujeira preparando o café árabe sabe o quanto é necessário em nossa cozinha! Os bules para o preparo do café árabe são minúsculos (os para uma e duas pessoas) e sem esse redutor fica impossível fazer o café sem que o pequeno bule tombe, sujando o fogão todinho. Portanto é mais um item que vocês encontram em nossas cozinhas.



Bem, então são esses itens que dão a identidade de uma cozinha egípcia. Como falei no início do artigo, não me lembro se temos itens típicos de uma cozinha brasileira, só consegui lembrar do espremedor de batatas e mesmo assim acho que ele é mundial, né? E então, alguém sabe ou se lembra de utensílios tipicamente brasileiros? Ahhhhh, lembrei de um, o coador de café, seja de papel ou de pano, isso é muuuuito Brasil!
PS: nunca vi coador de papel para vender aqui no Egito (bem, de repente não procurei direito, mas realmente não me lembro de ter visto nem os de pano)!!! Saudades...

3 comentários:

  1. Escorredor de macarrão, funil, coador de plástico ou inox, espremedor de alho, tábua de carne, afiador de faca, espátula de bolo, corta queijo, rolo de macarrão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, cláu, mas isso é mundial...tô pensando aqui em algo que todo mundo usa no Brasil mas o restante do mundo não, tendeu?
      Ahhhhh lembrei mais um: kit caipirinha kkkkkkk

      Excluir
  2. Você lembrou..... mas no Egito ninguém bebe....acendedor de fogão o clik clik...a vassoura Maria louca.... vassoura magic ..

    ResponderExcluir

Comente e deixe também a sua sugestão para novos posts. O que você gostaria de ler?

Fique mais um pouco e leia também: