sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Decoração Árabe: Aprenda a decorar sozinha(o) gastando muito pouco!


Não da para negar que a decoração árabe é adorada por 9 em cada 10 pessoas. É relaxante, alegre e sofisticada ao mesmo tempo. Quando usada em quartos então, criam um clima calmo e romântico.
Então sem perder tempo, vem descobrir como
decorar o seu quarto com apenas algumas mudanças mas que farão toda a diferença para uma decoração árabe! E no final do post tem uma surpresinha para vocês.

Material (estarei explicando cada item):
* 1. Tinta (de parede) na cor de sua escolha (menos branco);
* 2. Papiro ou imagens do dia a dia de países árabes antigamente, impressas de internet;
* 3. Abajur
* 4. Potes de vidro (vale os de molho e conservas). Estarei ensinando algumas técnicas muito simples para transformar estes potinhos.
* 5. Dois (2) pedaços de tecido.

Claro que uma decoração árabe, daqueles que vemos nas  novelas e lugares cenográficos custam muito caro e mesmo nós que moramos aqui no oriente não usamos esse estilo de decoração tão carregada. Então vamos lá aprender uma decoração simples mas de bastante efeito.


1. A primeira coisa a fazer é trocar a cor das paredes, caso as suas sejam brancas e você não abre mão do branquinho básico, escolha apenas uma delas para trocar de cor. E qual cor usar? Bom, ai vai do seu gosto. As cores mais usadas por aqui são os tons de marrons, alaranjados, verdes, rosas e vermelho. Mas acho que o que vale mesmo é usar a cor que te traga aconchego.


2. Aproveite molduras que você já tenha ou compre aqueles porta retratos grandes que custam baratinhos nas lojas de 1,99 no Brasil. As imagens  você acha fácil na internet. É só imprimir e colocar no porta retrato ou se quiser, compre papiros e faça o mesmo. Pendure de maneira harmoniosa nas paredes do quarto.



3. Caso o $ esteja curto para comprar aquelas lanternas árabes (na 25 de março e casas de produtos indianos e esotéricos costuma ter), escolha um abajur que a cúpula seja de arabescos, caso não encontre, você poderá forrar a cúpula do seu abajur com um tecido que combine e agrade, ou ainda cole algumas miçangas por toda a cúpula. Existem mil maneiras de customizar um abajur, solte a artesã que existe em você.


4. Os cachepôs árabes/marroquinos dão um toque a mais na decoração. Existem vários modelos e de diferentes materiais. Caso não encontre ou queira economizar e/ou ter os seus personalizados, existem também várias maneiras de fazer seu próprio cachepô. Vamos à elas:
 - A primeira coisa que você precisa são vidrinhos de conservas, molhos, geleias ou até mesmo copos daqueles de café, mais grossos.
 - Em seguida decida que tipo de material pretende usar. Aqui ensinarei técnicas bastante simples.

Renda
Muito fáceis de fazer. Passe cola quente nas partes inferior e superior dos potes e aplique a renda na cor desejada. Está prontinho.
Botões
Mais uma muito fácil, Com o auxilio da cola quente, cole botões por todo o potinho.
Cola quente

Outra técnica muita simples é usar a cola quente para fazer linhas ou mosaicos, depois é só pintar com tinta spray ou ainda deixar ao natural. A luz da vela quando acesa  dentro irá criar lindos desenhos na parede.
Tinta

Com a tinta plástica ou cola colorida ou tinta em relevo, faça desenhos delicados em toda a peça de vidro. Essas bolinhas formando florzinhas são muito fofas e muito fáceis de fazer. A tinta dourada realça bastante, mas você pode usar a cor que quiser.

5. Vamos a parte queridinha de 10 entre 10 pessoas. A famosa decoração árabe no teto. Dois (2) pedaços de tecido serão usados e seu tamanho depende do tamanho do espaço que será utilizado. Vou explicar melhor. Não faremos aquela tenda que cobre o teto inteiro, daria um trabalhão, precisaria de muito tecido e a mão de obra então, nem se fale! Vamos aprender aqui uma maneira muito mais simples mas com um efeito bem legal. Sugiro então tecidos no tamanho daquelas cangas de praia, aliás algumas cangas tem uma decoração bem interessante, podendo ser usadas de pronto (foi o que usei na foto).

Desculpem a foto, mas era a única que eu tinha dessa decoração que fiz faz muito tempo atrás e não achei nada parecido pela internet de maneira à mostrar melhor. Reparem nas cangas usadas. Bem simples, mas bem estiloso também. Clique na foto para ampliar.
O modo de colocar as cangas ou tecidos no teto é bem simples. Pregue quatro (4) pregos pequenos no teto de maneira que o tecido fique com uma barriguinha, isto é, o tecido não deve ficar esticado em nenhum dos lados. Se seu tecido, no caso canga, tiver franjinha, pronto, é só amarrar duas franjinhas em cada prego e está pronto. Caso seu tecido seja sem franjinhas, corte uma tira com aproximadamente um dedo de largura e faça 4 tiras. Costure (à mão mesmo) uma tira em cada ponta e amarre nos preguinhos.
Sugeri 2 pedaços de tecido para que você os coloquem um de cada lado de seu lustre mas obviamente que você pode usar apenas um em outro ponto do teto ou mais de 2. Tudo vai depender do formato do seu quarto.

Agora vamos a surpresinha... a grana tá curta, mas muito curtinha mesmo? Vamos então gastar apenas com cartolina e papel celofane colorido ou ainda papel manteiga. Hora de fazer luminárias árabes de papel!


Antes de começarmos, não se esqueçam que o papel celofane é bastante sensível ao calor, então caso queira acender uma velinha dentro da sua luminária de papel, aconselho não usar o celofane (use apenas em caso de decoração sem vela). Para uma lanterna na qual queira colocar uma vela dentro, use o papel manteiga com a cartolina.
Preparei dois moldes de lanterninhas árabes.

clique para ampliar
clique para ampliar

Agora é só escolher as cores que mais gosta e sair decorando cada cantinho com as lanterninhas, não se esqueçam de usarem um vidro para colocar as velas dentro pois as lanterninhas de papel não tem fundo e sempre usem velinhas pequenas que caibam inteiramente dentro do recipiente de vidro para evitar que as lanternas de papel peguem fogo.


A última dica é: almofadas coloridas e uma cortina de voil levinha e também colorida arrematam a decoração. Espero que tenham gostado das dicas e ficarei feliz se me enviarem fotos da transformação do quarto de vocês. E para terminar, vamos dar um olhadinha em quartos maravilhosos com decoração árabe.



Salam e até o próximo post. 

Para muito mais, curtam a fanpage do blog no Facebook:

5 comentários:

  1. Respostas
    1. O próximo post estará imperdível para quem pretende vir ou VOLTAR ;) ao Egito. Obrigada por acompanhar, Emiliana. Bjokas.

      Excluir

Comente e deixe também a sua sugestão para novos posts. O que você gostaria de ler?

Fique mais um pouco e leia também: