quarta-feira, 30 de julho de 2014

Diferenças de horário e funcionamento entre Brasil e Egito


Não é apenas o fuso horário que deixa a gente confusa aqui, são 5 horas de diferença; 6 horas quando entra o horário de verão egípcio e 4 horas quando do horário de verão brasileiro; só nessa brincadeira, para quem está em
contato com o Brasil e vise-versa, é de deixar o cérebro em parafusos...soltos. Mas antes fosse só isso; muitas outras coisas são bem diferentes do Brasil, a começar pelos dias da semana.
A semana aqui começa no domingo como primeiro dia útil (como a segunda-feira no Brasil). Só isso já foi o suficiente para meu cérebro processar, no início, como tendo duas segundas-feiras (ahhhhhhhhhhh)! E se domingo é segunda, então quinta é sexta! Afffff, hein?! rsrsrsrsrsrs.
O final de semana começa  na noite de quinta-feira, noite essa em que a galera vai para rua em massa, aproveitar a night! Cafeterias são os locais preferidos. Áreas abertas também. Dai dai-lhe mais confusão...chega sexta que aqui equivale ao domingo...quase ninguém trabalha (exceto "os lujinhas", né?) e o sábado equivale ao sábado em questão de comércio, mas o estranho é que vem antes da segunda-feira egípcia (domingo). Vixiiii, maior bagunça, né? Resumindo:
Quinta (Egy) = Sexta (Br)
Sexta (Egy) = Domingo (Br)
Sábado (Egy) = Sábado (Br)


É importante saber essas diferenças pois se precisar de algo público como correios, cartórios, órgãos do governo, e não lembre de como funcionam os dias da semana, vai acabar dando com a cara na porta.
E já que entramos na parte de funcionamento comercial, vamos falar dos estranhos (que eu adoro!) horários daqui. A maioria do comércio abre por volta de 10:00 da manhã e seguem abertos até entre 2:00 e 4:00 da madrugada, isso vale para tudo até mesmo lojas de vestuários, salões de beleza, lojas de rua. Já a maioria dos comércios de alimentos como supermercados, mini mercados, restaurantes, padarias, vendedores de rua (lanches, frutas, chás...), enfim, tudo relacionado a alimentação, ficam abertos 24 horas.
Quando entramos no mês do Ramadan (entenda o mês sagrado muçulmano CLICANDO AQUI), tudo muda novamente, já que 99% da população faz sua última refeição do dia um pouco antes do nascer do sol, claro que o comércio irá abrir um pouco mais tarde, um pouco mesmo, lá pelas  11:00 da manhã, fecha um pouco antes do pôr do sol, pois é o horário da quebra do jejum, voltando a abrir novamente algumas horas depois.

Vamos lá resumir de novo. Funcionamento do comércio:
Comércio de alimentos: 24 horas (em sua maioria)
Comércios gerais: das 10:00hs às 2:00hs ou 4:00hs
Órgãos públicos das 08:00hs às 14:00hs ou das 8:00hs às 16:00hs (depende do órgão)

Escolas e universidades também tem horários diferentes do Brasil.
Universidade do Cairo
As escolas por aqui são praticamente em período integral...as aulas começam por volta das 7:30hs e terminam entre 14:00 ou 15:00, dependendo do dia da semana; de domingo à quinta. Algumas escolas de sábado à quinta. As universidades seguem os mesmos dias, porém como em qualquer curso de graduação, o tempo de aulas depende do curso escolhido.

Existem escolas apenas para meninas e outras apenas para meninos, ou onde estudam no mesmo horário porém em classes separadas e há também escolas mistas onde todos estudam juntos.


Quando se vem para cá é ótimo saber dos horários escolares, pois o trânsito fica ainda pior no horário de entrada e saída das escolas. E claro, a maioria estão situadas nas principais vias públicas.
Mas, independente dos horários que informei para vocês, o que eu amo aqui no Egito é que sempre encontramos lojas abertas, seja qual for o ramo...e sempre tem gente nas ruas, carros buzinando e música no ar...não importa a hora. Se Nova Iorque não dorme e São Paulo também não, afirmo que o Egito todinho também faz parte da  turma do "Dormir Pra Que?"; assim como eu - rsrsrsrsrs.


57 comentários:

  1. isso é muito louco amiga não entendi nada, meu Deus, eu ai hen? ia fazer a maior bagunça até o meu o meu cérebro computar toda essa mudança de vida,meu Deus ! já canso só de pensar ....rsrrsrrs mas gostei de saber . bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkk eu também ficava bastante confusa. Mas com o tempo a gente acostuma.

      Excluir
  2. Existe alguma escola no Egito que funciona durante a noite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba não existe. As escolas por aqui são em dois períodos, manhã e tarde. Um abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá, Maria. Desculpe, não entendi o que vc gostaria de ler. Que tipo de informação musical vc quer, cantores, hits, traduções, estilos?

      Excluir
  4. Estou amando seu blog. Amoooo demaiss o Egito, apesar de não conhecer ainda. Suas informações estão sendo preciosas para mim. Muito Obrigada por compartilhar conosco. Grande abraço, Chrys.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela carinho, Sylvia! Bom saber que meu trabalho está ajudando. Fico muito feliz! Bjokas

      Excluir
  5. Amei seu blog mais achei tudo muito diferente do Brasil , pretendo saber mais sobre o Egito !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É diferente sim mas com o tempo a gente acaba engrenando e tudo fica bem normal.

      Excluir
  6. Olá Chrys meu nome é franconete adorei suas informações sobre o Egito estou em contato com um rapaz muçulmano do Egito tenho curiosidade sobre o Egito mais ele não fala português e eu não falop inglês fica difícil kkkkkk bj minha querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk fácil, hein?!
      Bendito Google translator.
      Bjo lindinha.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, fico muito feliz.
      Bjos e nos vemos por aqui e lá pela fan page no Facebook.

      Excluir
    2. gostei muito do seu blog..é muito bom ficar por dentro dos assuntos que futuramente precisamos..quem sabe poderei está fazendo uma visita..ou até mesmo morar por algum tempo..kk

      Excluir
  8. Oi, por favor me tire uma dúvida do horário. Não entendi se a diferença em relação ao Brasil se é a mais ou a menos. Por exemplo, se são 18h no Egito. Que horas sao no brasil em periodo normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antonia. Aqui no Egito são 5 horas a mais que no Brasil. Seguindo seu exemplo: quando no Brasil for 18:00hs, aqui no Egito são 23:00hs.

      Excluir
  9. Pretendo conhecer o Egito em breve sim. Só queria saber se brasileiros podem andar nas ruas do egito normal com os costumes de roupas da qui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro que podem e devem. Apenas evitando roupas muito decotadas, justas ou curtas.

      Excluir
  10. Amei o blog, estou em tendo contato com um egípcio e é muito bom saber um pouco mais, porque algumas vezes ele me explica e eu fico confusa. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como e tratada uma braseleira no Egito sendo convidada pelo homem egípcio,e pirigoso

      Excluir
  11. Nossa muito bom saber de tudo o que se passa no Egito o horário e um pouco confuso não entendi nada mas com o tempo irei acostumado também fiquei imaginando se Quando for visitar posso usar as roupas do Brasil aí conheci u rapaz q mora aí estamos nos dando super bem e acho q vamos nos casar não vejo a hora de ir para o Egito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só pode usar as roupas do Brasil como deve, Vania; apenas evitando decotes, roupas curtas e apertadas demais.

      Excluir
  12. verdade que o namoro dai e diferente do Brasil que nao ficam entre beijos e abracos antes casamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, verdade. Mas não existe namoro aqui, os casais vão do noivado ao casamento...o tempo do noivado é o tempo para conhecer melhor um ao outro, mas já com a data de casamento marcada. Quanto a maneira que os casais se comportam é no máximo mãos dadas em pública, inclusive os casados.

      Excluir
  13. Achei muito bom o seu blog fiquei toda confusa com o horário mais com tempo nos acostumamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acostuma sim, a única coisa difícil de acostumar é com isso do domingo ser a segunda ;)

      Excluir
  14. eu gostaria de saber se no Egito e como no Brasil os homens podem sair com mulheres para balada como aqui no Brasil sendo apenas amigos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, depende da situação, se for um grupo de amigos e não apenas uma casal de amigos, tudo bem.

      Excluir
  15. Se eu casar com um homem daí, terei que usar as vestes dai, ou poço usar nossas roupas de costume

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não, você não precisa e nem deve. Evite apenas usar roupas curtas, apertadas e decotadas demais.

      Excluir
  16. Amei tudo isso, o desconhecido me fascina, horario pra que?? eu nem gosto de dormir e nem de relogio kkkkk

    ResponderExcluir
  17. Minha amiga esta amando o rapaz de Alexandria foi pedida em casamento ela aceito foi contra no início mas vor q ele é um cara bom e do bem agora ela que ir para lá!!!no ano que vem eu disse a ela q é perigoso viaja sozinha se tiver se algum brasileiro q posso hospedada ela td bem ou contrata o guiar e ficar no hotel mas ele disse q alugaria uma casa para ela eu não sei mas o q fl para ela o habibi dela disse q buscaria no aeroporto é td mas eu disse a ela vc esta enganada ou eu posso esta la voce não vai poder saor com ele do jeito q vc quer não sei se vai ver ele td dia porquer vc não vai poder pega nem na mão dele mal se falar ela disse mas ele disse q vai me levar para conhecer td agora ai eu não sei de nada se fosse eu ia como esposa dela ja que vcs se amam tanto assim ela tem 32 ele 24 anos idade não importa mas ela tem um filho de 15 mas não mora com ela ele sabe disso e que ela mesmo assim ele disse q vsi fazer de tudo para a familia dele aceitar ela a mãe dele sabe o irmãos deles o pai dele deve saber porquer a mãe sempre fl! Eu não sei mas o q dizer a ela por favor você pode me a judar obs( ela quer ser muçulmana )para ficar com ele....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem, quanto a se tornar muçulmana, isso deve acontecer por se acreditar/identificar com o Islamismo e não por causa de outra pessoa.
      No mais, dê uma lida no post sobre "Amor Virtual" aqui mesmo no blog. Você encontra clicando no menu ai ao lado em Relacionamentos.
      Abç e obrigada por acompanhar o blog.

      Excluir
  18. Legal, eles já vão direito pro casamento sem namoro.kkkkkk conheci um rapaz de cairo começamos a cv dias e noites até que começamos a se gostar apesar de eu ter que traduzir tudo é ensinar alguma coisa pra ele aqui do Brasil agora ele vai vir pra cá casar cmg kkkkkk sem namoro.kkkkkk mas tudo bm vamos ver no que vai dar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lindinha! Na verdade o que é chamado de namoro ai no Brasil, aqui é o noivado, isto é, o tempo antes do casamento (já marcado em acordo com as duas famílias) para que os noivos se conheçam melhor. E esse tempo é também o tempo em que o noivo deverá estar com tudo preparado, como local para morar, móveis, o dote para a família da noiva, etc. Enquanto a noiva também tem esse tempo para preparar todo o enxoval.

      Excluir
    2. É muito comum Brasileira se casar com um egípcio? chrys allikah

      Excluir
    3. É muito comum Brasileira se casar com um egípcio? chrys allikah

      Excluir
    4. É comum que mulheres Brasileiras se case com egípcio? chrys allikah

      Excluir
    5. É comum que mulheres Brasileiras se case com egípcio? chrys allikah

      Excluir
    6. É muito comum que mulheres Brasileiras se case com um egípcio? chrys allikah

      Excluir
    7. Olá, Suzana,tudo bem? Não, não é tão comum o casamento de egípcios com brasileiras. Mas também não é impossível. Sou casada com um e tenho algumas amigas brasileiras que também são.
      Bjinho e obrigada por acompanhar meu trabalho.

      Excluir
  19. Boa noite!eu gostaria de saber como e tratada uma mulher que está visitando o Egito.que foi convidada pelo egípcio é perigoso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mulheres são bem tratadas, mas como em qualquer país do mundo caso venha a convite de alguém, fique em um hotel de sua confiança e tenha seu cartão de embarque tanto de ida quanto de volta. Em resumo, venha com uma excursão.

      Excluir
  20. Amei seu blog. Tenho um amigo egípcio solteiro e ele sempre sai a noite lá, tipo de madrugada lá 02:00am e volta as 07:00 am. E quando chega na casa dele quer conversar comigo, eu moro no Brasil. Então a gente nunca se fala hahaha ... É normal sair esse horário? Existem lugares que funcionam esse horário no Egito? Ahhh ... e as mulheres podem também ficar esse horário nas ruas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Egito a vida é sim mais noturna, principalmente no verão. Mas voltar as 7 da manhã, só se ele não trabalha ou estuda, né? Kkkkkkkkkkk.
      Sim, mulheres tb saem a noite normalmente acompanhadas das amigas ou marido/noivo.

      Excluir
  21. Estou conversando com um egípcio e me pediu em casamento.
    Amo ele. Ele me perguntou oque eu quero de presente.
    Fiquei sempre saber oque falar.
    Sou Brasileira...
    Adorei seus comentários. Evani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acompanhar o blog, Evani. Bjos

      Excluir
  22. Converso com um egípcio a setembro meses e agora ele quero se casar.
    Tenho um pouco de medo...
    Mais amo ele...
    Como faço com papéis.
    Adorei seus perfil.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria, tudo bem?
      Por favor me envie msg através da nossa página YA HABIBTY no facebook que lhe enviarei a documentação. Beijinhos.

      Excluir
  23. Eu gostei eu gostaria de saber más sobre a costura do Egito

    ResponderExcluir
  24. Olá boa noite eu gostaria de saber sobre a costura do Egito

    ResponderExcluir
  25. Ola amiga, pode me responder algo que esta me deixando de cabeça quente? Tenho amizade com alguém do Egito , mas esta pessoa não mostra o rosto nas postagem e tão pouco no bate papo. Devo ficar desconfiada ? e como devo reagir. Agradeço pela atenção por favor não deixe de responder.

    ResponderExcluir

Comente e deixe também a sua sugestão para novos posts. O que você gostaria de ler?

Fique mais um pouco e leia também: