terça-feira, 1 de julho de 2014

Casamento Egípcio

Ha haaaaaaaa que agora vou matar a curiosidade de muita gente!!! E esclarecer as dúvidas de outras! Acho até que mais esclarecer dúvidas do que matar curiosidades - Abafa, né mulherada? rsrsrsrsrsrsrs
Pessoal, muitos dos
meus posts são escritos por sugestões de vocês leitores e este tem sido um dos mais pedidos desde o início do blog. Então pronto, pedido atendido.


Antes de mais nada, vamos ao polêmico assunto: poligamia. No Islã o homem pode se casar com até 4 mulheres; não entrarei no conceito religioso pois isso tomaria o post inteiro. Porém, para se casar com mais de uma mulher, o homem tem que oferecer e garantir os mesmos direitos para todas, isso implica, casa (cada uma com a sua, nada de todos na mesma casa), comida, dinheiro, tempo e amor!!! Como assim amor??? Isso mesmo, deve amar com a mesma intensidade todas elas, sem mais nem menos. Impossível, né? Outra coisa, para que possa se casar com outra, ele deverá ter a aprovação e permissão da primeira esposa....hahahahahaha, complicou mais ainda! E é agora que entram as brasileiras e a maioria das outras nacionalidades; se a pretendente for estrangeira, o noivo pode esquecer essa histórinha de 4... pois na maioria dos países poligamia é crime e seria impossível a legalização no país da esposa estrangeira. Portanto você "habibty" que está lendo esse post, pode ficar despreocupada pois o seu príncipe árabe casando-se oficialmente com você, ficará impossibilitado de outra união (matéria para mais um post, eu sei...). E para finalizar já digo que, casamento com mais de 1 esposa é coisa antiga, nos dias de hoje é raro encontrar esse tipo de união. Além do mais é difícil de encontrar também uma mulher, egípcia ou não, que nos dias atuais aceite tal situação. 
Outra coisa, é raro (mas não impossível) o casamento de egípcios com estrangeiras. Principalmente porque a família tem a palavra final sobre a escolhida. Sem a aprovação da família, não há casamento. E o povo egípcio é bastante fechado quanto a isso...xiiii, assunto para outro post de novo.
Mas e quanto ao "Orfi"? Ok, já vejo olhos arregalados se perguntando: "Ahhhh, que me#%@ é essa agora?" kkkkkkkkkkkkkkkk.


Calma, que explico. O sexo sem casamento é considerado pecado e viver com um homem na mesma casa que não seja seu marido é proibido, surge ai o Orfi, um casamento sem valor legal, isto é, só permite que o casal viva na mesma casa. Ele é feito apenas na presença de um advogado e nada mais. Sem direitos e sem deveres. Além do mais é extremamente mal visto pela sociedade uma vez que sabem muito bem o motivo para um "casamento" assim. Geralmente esse tipo de união é proposta por homens casados ou ainda por aqueles interessados em diversão grátis (entenderam, né?). Portanto, corações apaixonados, não caiam nessa!
Um casamento para ter validade, da trabalho, leva tempo, são quase que as mesmas etapas do Brasil, deve ser registrado no fórum e ainda ter o selo do Governo Egípcio e do Ministério das Relações Exteriores para o caso de um dos cônjuges ser estrangeiro. Até a impressão digital dos noivos é feita e também estará presente na certidão de casamento. Além disso antes de mais nada, toda a documentação dos noivos passa pela embaixada do país do cônjuge estrangeiro, a qual após a análise dos documentos, fará uma declaração oficial, certificando que o casamento pode ser legalizado no Egito e entre os dois países.
Quem quiser saber a documentação necessária é só me perguntar ai nos comentários ou pela fanpage no Facebook.
Com relação a papelada explicada, vamos a parte boa, a festança!


Um dia antes do casamento é costume fazer a Henna, mas não pensem que estou falando especificamente da tatuagem de henna. Henna é o nome dado a festa feita no dia anterior ao casamento. Hoje apenas 10% das noivas fazem as famosas pinturas. A festa é geralmente feita na rua, a qual é fechada para carros, um DJ é contratado, luzes coloridas são acesas. Porém cada um no seu canto, homens e mulheres.


No grande dia, após assinar os papeis do casamento (sim, na festa, ou até antes dela) há a troca de alianças, os aplausos e o famoso LiLiLiLiLiLiLi... rsrsrsrsrs. Os noivos então dançam sua primeira dança juntos, que pode ser desde uma valsa até uma coreografia ensaiada. As festas não tem uma regra, podem ser em hotéis, clubes e até mesmo nas ruas. Pode-se contratar música ao vivo, ou apenas um DJ, ou ainda os dois. Tudo depende de quanto dinheiro foi gasto!



O lugar reservado aos noivos geralmente são um show a parte. E mesmo os casamentos realizados nas ruas sempre terão esse local reservado aos noivos, claro que bem menos elegante. Opa, quase ia me esquecendo, a famosa carreata com buzinas incessantes é tradicionalíssima aqui. Ao buscar a noiva no salão, até chegarem ao local da festa e depois da festa até os noivos chegarem em sua nova casa. O carro dos noivos é decorado inteiramente e isso vale para todas as classes sociais.


No geral a festa segue como ai  no Brasil, música, dança, comida, família e amigos reunidos mas depois, e aqui sim pode-se dizer ao pé da letra (kkkkkkk), finalmente enfim sós.


Salam pessoal e se houverem noivinhos lendo isso, mabruk!

40 comentários:

  1. Desde que estou morando no Cairo, ja fui a alguns casamentos.Fui num chiquerrimo, mas parecia um espetaculo e em outros mais modestos, mas com um brilho e alegria sem igual...AMO CASAMENTO AQUI..TO EM TODOS SE ME CONVIDAREM..

    ResponderExcluir
  2. Atualmente existem muitos casamentos entre egpcios e brasileiras..conheço varios que se casaram...beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu por ex...casacasarei em breve com um egipcio!estou muito feliz

      Excluir
  3. Opaaaa, olha o mix de raças e culturas, tô nesse meio - rsrsrsrsrs. Adoro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,voce tem pagina no face book.gostei do assunto casamento
      Me ajuda.irei casar com um.egipicio e nao sei nda sobre isisso!(rsrsrs)

      Excluir
  4. oi, esse e um assunto muito interressante

    ResponderExcluir
  5. como sao os homens egipicios?,, em relaçao ao amor......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeita para falar, Valdirene. Mas não troco meu marido (que é egípcio) por nada nesse mundo! Enfim, românticos, cavalheiros, bem humorados (mas qdo de mau humor, ninguém aguenta - rsrsrs).

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ola Chrys, tudo bem? Eu li o seu post e tenho muitas duvidas quanto as documentações e declarações necessárias para que ocorra um casamento legalmente reconhecido entre uma Brasileira e um Egípcio no Egito. Estou com viagem marcada para o Egito em Dezembro, já solicitei o visto via Despachante mas não sei nem por onde começar com relação a essa documentação de casamento! Enviei 3 emails, um para o Consulado no Rio de Janeiro, eles responderam dizendo que não podem me ajudar. Depois enviei um para a Embaixada do Egito em Brasilia há 2 semanas, ainda não obtive resposta. Depois enviei mais uma para a Embaixada Brasileira no Cairo mas o email voltou! :( Estou completamente perdida, não sei nem por onde começar... as informações na internet são confusas e cada post diz uma coisa diferente, não sei o que faço primeiro, quais documentos e declarações devem ser reconhecidos no MRE do Brasil, depois consularidados (aqui ou no Egito), traduções juramentadas, taxas, se o processo deve ser feito aqui ou no Egito, enfim...MUITAS DÚVIDAS!! HELP, rs! Você tem Skype? Um email onde possamos conversar com mais detalhes? Muito obrigada desde ja! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana, tudo bem? Curta a nossa fanpage lá no facebook e me mande uma mensagem por lá, ok? Nos falamos por lá. Bjo

      Excluir
    2. Já curti! :) Muito obrigada Chrys, vou te enviar um inbox! bjo

      Excluir
  8. Amei seu blog, quero seguir e ler. Sou brasileira, de nome de ascendência árabe e amo essa cultura. Já me perguntaram com não me casei com alguém dessa origem, kkkk Mas aprender é sempre fascinante, um beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrsrs, misturar é bom. Eu sou mestiça de ruassa com japonês e casada com egípcio. E viva e mistureba!

      Excluir
  9. Estou encantada <3 Mas com dúvidas :( Os homens Egípcios são iguais os brasileiros em questões de mentir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, tudo bem? Bom, homens e mulheres, no Egito, no Brasil e em qualquer parte do mundo existem as boas e as más pessoas. Com certeza existem os mentirosos aqui mas isso já não é da nacionalidade e sim do caráter (ou a falta dele) de cada um. É como sempre digo: "coração aberto e olhos também!"
      Bjos e obrigada por acompanhar o blog.

      Excluir
  10. Se um dia eu casar de novo, vou querer q seja por essas bandas aí, td muito lindo!

    ResponderExcluir
  11. Genteeeee sou casada, amo meu marido,mas concordo com a amiga Edileidi, vale a pena se casar com um egipcio , rsrsr ....
    Muito encanto em um so lugar !!
    Ainda nao visitei, mas pretendo muiiiiiiitooo !!!!

    Chrys, vc sabe me inforar se eles se casam com mulher divorciada ? Kkkkkkk
    ( Brincadeirinha)
    Parabéns pelo blog, tudo lindo.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha, sim, casam-se sim! E como já disse, sou suspeita para falar, né? Afinal me casei com um kkkkkkkkk
      Bjo Jamile e obrigada por acompanhar o blog.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aisha. Não vocês não poderão se casar no Brasil e nem na Embaixada Brasileira aqui no Egito. Crime previsto em lei. Quanto a casarem aqui no Egito é difícil responder pois a sua documentação oficial será expedida pela Embaixada Brasileira. Outro porém seria qto aos selos do Ministério das Relações Exteriores do Egito. Não sei te informar se eles legalizariam esse casamento por vários fatores, uma vez que o casamento com mais de uma esposa é uma lei islâmica e não somente egípcia e caso você sendo estrangeira e se não for muçulmana, realmente não sei como essa lei seria aplicada. Melhor que vocês se informem diretamente nos Órgãos responsáveis. A única certeza é que de maneira alguma esse casamento será validado no Brasil ou Embaixada Brasileira.

      Excluir
  14. Me ajudem quero casar no Egito meu noivo disse que eu preciso do batistério eu solicitei esse certificado mas não encontraram eles vão me dar a certidão negativa alguem sabee dizer se no Egito eles aceitam ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Magali. A documentação exigida aqui no Egito deve ser toda original. Melhor que você se informe na Embaixada brasileira aqui no Egito quanto da aceitação de uma certidão negativa. Eles possuem Facebook como nome de Embaixada Brasileira no Cairo e lá contém telefone, endereço e e-mail para contato.
      Um abraço e boa sorte.

      Excluir
  15. Massa lama Chry Allikha , Avilane tive lendo algumas coisas do seu blog em algumas das paginas que eu li vi que você fala sobre o casamento . Sou Brasileira e tenho um Noivo em Alexandria ( Mohamed Tarek ) e se Allah nos permitir vou para Alexandria no final deste ano e o nosso casamento sera realizado em Alexandria Egito MAS infelizmente não sei sobre os documentos do casamento que devo levar para Alexandria . " Por favor me ajuda"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assalamu Alaikum, Avilane. Por favor, curta nossa página no facebook e me mande mensagem por lá, assim consigo enviar diretamente à você a lista da documentação. O link está ai em cima nesta página. Abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Excluir
  16. Oi adorei esse blog , gente m ajude sou brasileira ainda casada no papel estou me relacionando com egipcio muito gentil e fiel a sua religiao, ele sabe que sou enrolada e ainda assim me ama nunca encontrei alguem assim, ele me mostra sua familia no skipe e tudo.ele e mais novo que eu 8 anos, eu tenho filho de 10 anos,estou apaixonada eentre a cruz e a espada pque meu filho ama o pai e nao sai do brasil..e ele ta la seu servico ele diz todos os diaa que me ama e vai esperar..

    ResponderExcluir
  17. Bom dia . Conheci um egípcio site de relacionamento .. logo de cara pediu meu numero eu enrole ele alguns dias 2 .. Pq ele não parava d enviar mensAgens. Enfim estamos nos conhecendo a 3 semanas de cara com 3 dias ele e pediu em casamento.. eu me assustei e disse que não era assim.. ai ele disse ok. Até Dezembro nos casamos é o tempo que arranja dinheiro para o meu dote , casamento e comprar a casa. Eu sou viúva e tenho 3 filhos.. e mesmo assim ele que casar comigo. Eu disse a ele. Ele diz eu vou cuida de você minha rainha esposa e de seus filhos que serão meus e logo teremos os nossos. Eu realmente não sei lei que fazer o que pensar.. Eu perguntei sobre a família dele se iria e aceitar ele diz que sim.. demorou mais já estão aceitando a ideia de me ter como nora. Ele diz você é Minh esposa Rainha e sua aceitação é certa.
    Ele não galã .. Eu mostrei um foto a uma amiga ela disse credo muito feio.. mas em relacao a aparência eu nunca liguei muito..
    Mas ele real te me trata como rainha.. me ajudem opiniões. Eu ainda nem falei nada ai meus pais..até Pq eles irão dizer que si louca de ir para o egito com.meus filhos ..bom e ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leia esse post aqui do blog:
      Amor das Arábias
      http://yahabibity.blogspot.com.eg/2016/01/amor-das-arabias-na-era-virtual.html

      Excluir
  18. Achei interessante esse blog sobre casamento Arábias, conhecer outras culturas é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza cultura nunca é demais, né? Bjokas e obrigada por acompanhar o blog.

      Excluir
  19. Boa noite gostei muito do seu blog, está de parabéns! Eu também egípcio moro em parana curitiba meu nome hatem e eu podería atender vcs para tirar todos as dúvidas sobre Egito feliz ano novo todos nós  .
    hatemgad3@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá. Vou me casar em outubro e gostaria de saber se vc veio para o brasil com o seu habibi.. E como foi o processo de cidania e legalização de documentos dele aqui no brasil. Porfavor..se puder me ajudar! Agente nao tem nenhuma informação sobre isso. Meu email é: tatiane.tsm1@gmail.com ...obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não, eu e meu marido nos casamos aqui no Egito e legalizamos o casamento também no Brasil através da Embaixada Brasileira. Como moramos no Egito, não sei te informar sobre o processo de cidadania brasileira, acredito que você possa receber essas informações através da Polícia Federal Brasileira.
      Abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Excluir
  21. Quero encontrar seu face como faço?achei super intrressante suas colocacoes.namoro um egipcio e gostaria muito d saber sobre sua cultura...bjs obgd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso Facebook é Ya Habibty. Você encontra o link aqui em cima no topo da página.

      Excluir

Comente e deixe também a sua sugestão para novos posts. O que você gostaria de ler?

Fique mais um pouco e leia também: