sábado, 31 de maio de 2014

Você conseguiria morar no Egito?



Assalamu Alaikum pessoal.
Esse post é voltado para vocês que amam o Egito e tem como sonho morar aqui.
Tenho muitas amigas que vivem me dizendo que
sou sortuda por morar aqui (sinceramente, também acho - amo muito tudo isso), que um dia elas visitarão o Egito e se Deus quiser (Inshallah), um dia fixarão residência. Então me peguei pensando nisso, sobre o que as pessoas com esse sonho realmente pensam do que é morar no Egitão. E sem querer desanimar ninguém, já digo que morar no Egito não é para qualquer pessoa, é tudo muuuuuito diferente. Mas vamos por partes. Respirem fundo e sejam sinceros com vocês mesmos ao responderem essas perguntas.



1. Antes de arrumar mala e cuia (deixando quase tudo que vocês tem para trás), vocês já pararam para pensar que estarão longe da família e amigos por muito tempo? E quando digo muito tempo, estou falando em muitos meses ou anos e não algumas semanas. A saudade será enorme, mas antes fosse somente isso; e agora vou falar direto e reto...imaginem alguém da família ficando doente ou se alguém muito querido falece. Gente, não é fácil uma situação assim! Vocês não conseguirão pegar um avião todas as vezes que algo do tipo acontecer e mesmo que viagem, dependendo da situação, de nada adiantará, pois no caso de falecimento, vocês não chegarão a tempo de nada. Outra coisa, o preço da viagem é bem salgado.



2. Caso analise a situação acima e perceba de coração que você é capaz de aguentar, vamos falar sobre o idioma. Você fala inglês? Árabe? Tem facilidade em aprender? Estou perguntando isso pois vocês estarão em um país cujo idioma é completamente diferente do português e a segunda língua é o inglês, porém, não são todas as pessoas que falam inglês aqui; então caso não falem o inglês ou árabe e não tiverem amigos brasileiros morando aqui com quem possam conversar, vai ser complicado. Imaginem vocês em um lugar onde você não entende ninguém e ninguém te entende!!! Eu falo inglês fluente, mas muitas vezes acabo tendo que fazer mímicas ( não são todas as palavras que eles entendem, apenas as mais usadas na profissão em que trabalham) e principalmente me jogando no árabe que sei, sem medo, pagando ou não mico (rsrsrsrsrsrsrs) e continuo estudando o árabe egípcio diariamente. Portanto, por favor, inglês é fundamental e aprender o árabe egípcio é algo para ontem. O árabe falado em outros países árabes não é o mesmo!



3. Agora vamos ao tópico que para mim é onde o bicho pega. ROUPAS E CALOR!!! Se vocês não conseguem passar calor, esqueçam. Estou dizendo isso, pois vir para cá como turista e morar aqui são coisas completamente diferentes no dia a dia. Sim, para mim é ainda mais complicado por ser muçulmana, confesso que há dias em que desisto de sair de casa ou espero ficar de noite caso precise realmente sair. Imaginem um calor de 45º C no início da primavera e eu saindo de mangas compridas, touca e hijab por cima!!! Dureza, né? Mas para vocês não muçulmanas, já adianto que mesmo num calorão de quase 50º C, nada de shortinhos e regatinhas nas ruas; algumas turistas até usam, mas já disse o que acontece no post "O Egito para Turistas" . Fora que morar significa ter vizinhos, morar em local não turístico, entrar em comércios onde turistas não vão, fazer "feira" e imaginem isso tudo de shortinhos e regatinha em um país muçulmano...acho que nem preciso falar mais, né? Pois bem, acostumem-se (as não muçulmanas) ao calor usando calças e camisetas de manga curta sem decotes ou para melhorar pelo menos um pouquinho, vestidinhos longos e com manguinha, mas sem decote também, hein?! Vocês não serão mais turistas e deverão sim, se adequar e respeitar os costumes do seu novo país.



4. Nós brasileiros somos um povo extremamente afetuoso, quente, latino, que adoramos demonstrar nossos sentimentos com o toque. Ao cumprimentar alguém vamos logo dando beijos e um abraço carinhoso. Os egípcios também são, porém (ahhh sempre o porém) esqueçam essas demonstrações de afeto com o sexo oposto. Não rola mesmo e dependendo da pessoa poderá inclusive negar até mesmo o aperto de mãos. Salvo, claro, entre os membros da família, pais, tios, irmãos, sobrinhos, avós... mas primos de sexos opostos também não se cumprimentam com contato físico. Outra coisa, caso você venha por ter se apaixonado (ahhh os egípcios!!! kkkkk) e casado com um habibi, acostume-se a ficar na área íntima de sua casa ou apartamento (parte dos quartos) quando algum amigo de seu marido for visita-lo. É isso mesmo, a mulher não aparece nem para dar oi. Claro que se for uma visita entre casais, tudo bem, mas não esqueça de se vestir de maneira adequada e usar o hijab (se for muçulmana). Ahhhh, receber um amigo do sexo oposto em sua casa enquanto sozinha (o), nunca! E se você é mulher e algo quebrar e precisar chamar um técnico para consertar, terá que esperar seu marido chegar em casa ou ainda chamar algum homem de sua família egípcia. E não é porque você é estrangeira, poderia ser até egípcia, é porque é assim que é, para todas, sem exceção.



5. Você é fumante? Mulher? Ferrou! Você pode fumar a vontade, dentro de casa ou restaurantes, cafés e na maioria dos comércios, no seu carro... mas na rua, nem a pau! Mulher que fuma na rua aqui é "mulher de vida fácil" rsrsrsrsrsrsrs. Salvo novamente as turistas (e mesmo assim não serão lá muito bem vistas) e podem acreditar, eles sabem muito bem quem é turista e quem não é, mesmo sem você ter aberto a boca pra falar um "A". Ops e se você (vale para os homens também) é o tipo que não dispensa uma cervejinha gelada no happy hour, ou um bom vinho acompanhando as refeições, está definitivamente lascado (a). Comprar bebida alcoólica, só no "câmbio negro" e beber na rua...vixi, pecado mortal! E nem pense que indo em um barzinho, vc consumirá numa boa, porque eles simplesmente não vendem, não tem!



6. E por último (mais uma coisa que me incomoda tanto quanto passar calor) se você, assim como eu, vira a cara ou faz cara feia quando vê alguém jogando lixo no chão, terá problemas sérios de torcicolo.

...agora, se mesmo depois de tudo isso (e olha que tem mais) seu amor pelo Egito ainda continua intacto, pode vir que será muito feliz aqui, graças a Deus, assim como eu sou!
Bem vindo ao Egito

32 comentários:

  1. Respostas
    1. hhhhhhhhhhhhh, e olha que só listei os principais pontos, Luciane...

      Excluir
    2. Oi Chrys, tudo bem? Já estou aqui no Egitão há 1 mês e 4 dias, rsrs. Nossa, em tão pouco tempo já posso listar tantas coisas que me deixam triste, ou chocada ou que me causam estranheza ou me irritam profundamente, haha. Mas acho que as campeãs de todas as queixas são: 1) Não adianta, os Egípcios tem um tempo DELES, completamente diferente do nosso! Não são NADA pontuais, pode esquecer gente....se te dizem, olha...estarei ai em 10 minutos, pode contar que aparecerão 40 minutos depois! E fazem tudo no ritmo deles...e eu, que sou ansiosa e sempre quero tudo para ontem sofro bastante com isso, rs! 2) Quantos animais abandonados nas ruas, meu Deus...gatos, cachorros...isso me deixa tão triste! :( Muitos Egípcios não tem cachorros dentro de casa, por causa da religião...algo relacionado à saliva dos cães, não sei direito. Só sei que poucos tem cachorros dentro de casa, so no Quintal. Como muitos nem tem quintal... (aliás, nem Área de Serviço! A máquina de lavar costuma ficar no BA-NHEI-RO, isso mesmo. E se não tiver o cano certo dentro do banheiro, ela fica assim,exposta, no corredor mesmo. Não, não orna. Mas por aqui é assim). Muitos tem gatos, mas mesmo assim...é chocante ver a quantidade de bichinhos revirando lixeiras e andando pelas ruas em bandos. É quase como se eles formassem suas próprias famílias para se ajudar, se proteger. Muito triste! 3) LIXO...Lixo por todos os lados...digamos que a coleta de lixo em todo o território Egípcio não é o forte deles...e aqui em Suez não é nada frequente... (E p/ piorar, moro em um bairro novo, ainda em construção. Caminhão de lixo com garis? Nunca vi. O que vejo são uma meia dúzia de garis pela cidade com cara de tédio que não se esforçam para coletar nem 10% do lixo. E como os Egipcios jogam lixo no chão, em qualquer lugar! Outro dia sai do meu apartamento e encontrei cascas de mexerica pelo chão no hall que as crianças da vizinha jogaram ali mesmo, nossa tive um xilique!! Só não fui bater na porta da vizinha pra reclamar porque o meu esposo me acalmou!! 4) Ah, as crianças...um capítulo a parte! Achei que conhecia crianças mimadas no Brasil...até morar no Egito!! Meu Deus, elas fazem gato e sapato dos pais, nunca vi isso na minha vida! E as mães não tem pulso, cedem ao primeiro grito, choro, birrinha de se jogar no chão e dar piti em qualquer lugar...olha...é "osso"! rsrs 5) o Trânsito CAÓTICO! A falta de semáforos, faixas de pedestres, faixas claras e visíveis para os carros andarem nas ruas e a falta de leis de trânsito mais severas que impeçam crianças de andarem no banco da frente com seus pais, que punam a falta do cinto de segurança, coisas assim. Um dos momentos em que senti mais medo na minha vida: atravessar ruas no Cairo! As pessoas atravessam tranquilamente em QUALQUER LUGAR, fora da faixa (Que faixa!!?) com carros em alta velocidade se aproximando...apenas acenam com a mão pedindo para os carros diminuirem a velocidade. Sério, achei que fosse morrer, rsrs. Entre tantas outras coisas...acho que no início, é muito comum esse choque de Culturas. Tem que ter muita paciência e muuuuuuuito amor p/ não sair correndo pela porta de mala e cuia direto para o Aeroporto. bjs

      Excluir
    3. Oi Chrys, tudo bem? Já estou aqui no Egitão há 1 mês e 4 dias, rsrs. Nossa, em tão pouco tempo já posso listar tantas coisas que me deixam triste, ou chocada ou que me causam estranheza ou me irritam profundamente, haha. Mas acho que as campeãs de todas as queixas são: 1) Não adianta, os Egípcios tem um tempo DELES, completamente diferente do nosso! Não são NADA pontuais, pode esquecer gente....se te dizem, olha...estarei ai em 10 minutos, pode contar que aparecerão 40 minutos depois! E fazem tudo no ritmo deles...e eu, que sou ansiosa e sempre quero tudo para ontem sofro bastante com isso, rs! 2) Quantos animais abandonados nas ruas, meu Deus...gatos, cachorros...isso me deixa tão triste! :( Muitos Egípcios não tem cachorros dentro de casa, por causa da religião...algo relacionado à saliva dos cães, não sei direito. Só sei que poucos tem cachorros dentro de casa, so no Quintal. Como muitos nem tem quintal... (aliás, nem Área de Serviço! A máquina de lavar costuma ficar no BA-NHEI-RO, isso mesmo. E se não tiver o cano certo dentro do banheiro, ela fica assim,exposta, no corredor mesmo. Não, não orna. Mas por aqui é assim). Muitos tem gatos, mas mesmo assim...é chocante ver a quantidade de bichinhos revirando lixeiras e andando pelas ruas em bandos. É quase como se eles formassem suas próprias famílias para se ajudar, se proteger. Muito triste! 3) LIXO...Lixo por todos os lados...digamos que a coleta de lixo em todo o território Egípcio não é o forte deles...e aqui em Suez não é nada frequente... (E p/ piorar, moro em um bairro novo, ainda em construção. Caminhão de lixo com garis? Nunca vi. O que vejo são uma meia dúzia de garis pela cidade com cara de tédio que não se esforçam para coletar nem 10% do lixo. E como os Egipcios jogam lixo no chão, em qualquer lugar! Outro dia sai do meu apartamento e encontrei cascas de mexerica pelo chão no hall que as crianças da vizinha jogaram ali mesmo, nossa tive um xilique!! Só não fui bater na porta da vizinha pra reclamar porque o meu esposo me acalmou!! 4) Ah, as crianças...um capítulo a parte! Achei que conhecia crianças mimadas no Brasil...até morar no Egito!! Meu Deus, elas fazem gato e sapato dos pais, nunca vi isso na minha vida! E as mães não tem pulso, cedem ao primeiro grito, choro, birrinha de se jogar no chão e dar piti em qualquer lugar...olha...é "osso"! rsrs 5) o Trânsito CAÓTICO! A falta de semáforos, faixas de pedestres, faixas claras e visíveis para os carros andarem nas ruas e a falta de leis de trânsito mais severas que impeçam crianças de andarem no banco da frente com seus pais, que punam a falta do cinto de segurança, coisas assim. Um dos momentos em que senti mais medo na minha vida: atravessar ruas no Cairo! As pessoas atravessam tranquilamente em QUALQUER LUGAR, fora da faixa (Que faixa!!?) com carros em alta velocidade se aproximando...apenas acenam com a mão pedindo para os carros diminuirem a velocidade. Sério, achei que fosse morrer, rsrs. Entre tantas outras coisas...acho que no início, é muito comum esse choque de Culturas. Tem que ter muita paciência e muuuuuuuito amor p/ não sair correndo pela porta de mala e cuia direto para o Aeroporto. bjs

      Excluir
    4. Isso mesmo, Mariana! Ahhh as "crianças"... esse é um capítulo a parte...prefiro nem comentar! Mas é isso ai, Egito, ame ou deixe-o. E com o tempo vc por incrível que pareça se acostuma e ahhh a minha máquina de lavar não fica no banheiro, fica na cozinha em um espaço que projetamos com a cozinha planejada - fica a dica kkkkkkkkkkkkkkkkk Bjo lindona e bem vinda a terrinha!

      Excluir
  2. Quais os empregos existentes para brasileiros? Quero ir com esposa e filha.

    ResponderExcluir
  3. Quais os empregos para brasileiros? Quero ir com mulher e filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fhyllip, depende, caso falem o árabe existem mais opções, pois quem fala o inglês fluente e o português a maioria das ofertas de emprego são em call centers. Caso não falem nem o árabe e nem o inglês, fica bastante difícil arrumar emprego por aqui. Boa sorte para vc e sua família!

      Excluir
  4. Oi Chrys!! Adorei seu blog!! Sou casada com um egy também mas ainda não visitei o Egitão!! hehehehhehe mas está nos nossos planos se Deus quiser!! um beijo querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venham mesmo, Cris... muita coisa legal para ver e fazer por aqui.
      Mabruk, mais uma "habibty"! rsrsrs
      Bjo grande e obrigada pela passadinha aqui no blog.

      Excluir
  5. Eu queria saber como posso entrar em contato com você, por favor.

    ResponderExcluir
  6. Eu queria saber como posso entrar em contato com você, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vic, curta a página do blog no Facebook www.facebook.com/yahabibity e me envie mensagem por lá. Bjoka e obrigada por acompanhar meu trabalho.

      Excluir
  7. Gostei muito. amiga Chrys! Amo o Egito e moraria lá com todos esses problemas, leio bastante sobre esse país, mas apenas um deles realmente me causaria grande desconforto: o descaso com os animais de rua, também a forma como sobrecarregam os cavalos e já vi a utilização de burros em uma construção, os animais sobrecarregados de cimento nas carroças, isso me tira do sério mesmo. És minha amiga de Face e pelas minhas postagens já deves ter percebido o quanto me preocupa a questão animal! Aqui no Brasil não é muito diferente, mas pelo menos parece ter mais pessoas preocupadas com a causa animal e aqui tem Ongs. Um dos meus queridos amigos egípcios, graças à Deus tenho alguns, mora em Alexandria, ele é vegano e tem uma Pagina a qual sigo com grupo de pessoas preocupadas com os bichos. No mais, me adaptaria muito bem até, claro que teria que aprender inglês e árabe egípcio! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade flor, muitos bichinhos nas ruas. E verdade novamente, sem inglês ou árabe é complicado. kkkkkkkk Bjooo.

      Excluir
  8. O que significa esses "hhhhhhhhh" ?
    Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa risadas. Igual ao kkkkkk ou o rsrsrsrsrs

      Excluir
  9. Amei esses comentários obrigada por compartilhar pelo menos se for ao Egito já estarei preparada pra enfrentar os costumes rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vier, seja muito bem vinda à terrinha e aproveite bastante.

      Excluir
  10. Oi chrys tudo bem meu nome é João Vitor e eu amo o Egito e quero morar no Egito estou aprendendo árabe por que daí abre oportunidades para trabalhar no Egito quero ir pro Egito daqui uns 4 anos em 2020 até eu aprender o árabe e aí vou procurar um emprego quando chegar aí é isso que devo fazer ??

    ResponderExcluir
  11. Oi chrys tudo bem me chamo João Vitor e tenho 15 anos e amo o Egito e quero morar no Egito e estou aprendendo árabe por abre mais oportunidades de emprego por aí quero ir daqui uns 4 anos em 2020 quando já estiver falando bem o árabe e aí eu vou para o Egito só compro a passagem de ida e procuro o emprego aí no Egito é isso que devo fazer??

    ResponderExcluir
  12. Olá, João Vitor. Acredito que a melhor maneira seria você, antes de vir ao Egito, enviar currículos para as empresas daqui e viajar apenas quando tiver um emprego garantido, bem como um lugar para morar.
    Estude bastante não só o idioma como também a cultura do país. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igual você falou tem que se acostumar com o trânsito o calor e quero casar com uma egípcia

      Excluir
    2. Oi Chrys tudo bem?meu nome é João Vitor eu queria saber como as mulheres são tratadas no Egito?

      Excluir
    3. Igual ao Brasil, João Vitor, trabalhamos, dirigimos, saímos com as amigas. Enfim, normal.

      Excluir
  13. Chrys, voce é uma peça! Morri de rir dos teus comentários! Conheci o Egito em 1996, fiquei 10 dias por aí, hospedada no Mhena Haus hotel, pertinho das piramides! Realmente o transito do Cairo é caótico. Buzinas, carros vem e vão sem nenhum sinal de transito. Mas...é lindo! Fantastico Egito, sua cultura! Talvez eu volte para passear novamente. Felicidades, muitas felicidades a voce e sua familia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e volte sim! O Egito tem muito a ser visitado. Tudo de bom para vc também!

      Excluir
  14. Chrys morri de rir amei o blog
    Me tira um dúvida tem salão de cabeleireiro para loiras
    Como assim as mulheres não pode fumar
    nas ruas kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani, tem salão para loiras sim, mas é sempre bom ir por indicação de alguém que frequenta o salão pra ter certeza que os profissionais são bons.
      Sobre fumar na rua, não é que não pode é que pega mal. A cultura daqui é diferente. Assim como homens beberem na rua, em público tb não é nada bem visto. Aliás, beber na rua é proibido, nem é questão de pegar mal.
      Bjokas e obrigada por acompanhar o blog. ;)

      Excluir
  15. Oi Chrys, primeira vez que visito seu blog e estou encantada,preciso de orientação como faço para ir para Egito, valor que eu gastaria, enfim, qualquer ajuda a esclarecer eu agradeço e irei continuar a acompanhar seu blog que é maravilhoso...bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Chrys, primeira vez que visito seu blog e estou encantada,preciso de orientação como faço para ir para Egito, valor que eu gastaria, enfim, qualquer ajuda a esclarecer eu agradeço e irei continuar a acompanhar seu blog que é maravilhoso...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fran! Respondi suas dúvidas diretamente pela sua mensagem lá no facebook do blog.
      Bjokas

      Excluir

Comente e deixe também a sua sugestão para novos posts. O que você gostaria de ler?

Fique mais um pouco e leia também: